26 março 2007

TLEBS (Hein?)

TLEBS: Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário

O mundo muda todos os dias, é verdade. Mas, de repente, o que aprendemos na escola primária deixou de existir! Ou pelo menos há uma proposta para isso. Porquê? Ninguém sabe. Quem teve a brilhante ideia? Eu, pelo menos, não sei. E sinceramente, acho que não me interessa saber o nome do "cérebro" que está por detrás desta "ideia" genial. Por vezes, a ignorância é uma benção! Eu, pelo menos até ontem, senti-me abençoada por nunca ter ouvido falar da TLEBS. Desde ontem que estou mais incrédula das coisas que se fazem neste país. A ideia é fazer com que o ensino seja "uniformizado" e com que os alunos "compreendam melhor a língua Portuguesa". Citando o Diário da República de 24 de Dezembro de 2004, a TLEBS representa "um inegável contributo para a defesa e valorização da Língua Portuguesa". (?!?!?!?!) E é claro que isso vai acontecer! Vejamos a "simplicidade" da coisa:
Cão: "substantivo masculino singular"? NÃO!: "nome comum, contável, animado e não humano"
Realmente: "advérbio de modo"? NÃO! "advérbio disjunto modal"
Lembram-se das preposições (a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, segundo, sem, sob, sobre, trás...ena! ainda me lembro da lenga-lenga!)... agora passam a chamar-se "locuções prepositivas".
Podem encontrar estas e outras pérolas nos links que aqui deixo. Para quem quiser aprender um pouco mais, de uma maneira muito mais simples.

Sem comentários: